ROTA INTERNA CAMINHOS DE FREI BRUNO PASSARÁ POR REFORMULAÇÃO PROFISSIONAL

Publicado em 08/06/2021 às 15:46 - Atualizado em 08/06/2021 às 15:46

A Rota Interna Caminhos de Frei Bruno foi desenvolvida em 2018/2019 e inaugurada em março de 2020 durante os festejos de aniversário do município. O circuito contempla as capelas municipais e localidades que Frei Bruno frequentava em Rodeio. Além de integrar os turistas com a religião rodeense, entrega também passeios pela natureza incomparável da cidade.

Um dos pontos principais para criação dessa rota era a necessidade de manter os turistas por mais tempo em Rodeio e dispersar o turismo em todo o município. O Cicloturismo do Vale Europeu – que passa pela cidade – já tem um público grande formado, no entanto, esses praticantes buscam realizar a rota oficial.

Implementando mais um circuito, há a possibilidade de instigar a curiosidade desses cicloturistas em praticar esse outro circuito apresentando novas cenas, imagens e lugares do município. Cabe ressaltar que o trajeto poderá ser feito através de automóvel, bicicleta ou caminhando. Fica a critério de quem fará o percurso.

Contudo, após seu lançamento, viu-se a necessidade de profissionalizar essa rota. Estava funcional, mas poderia melhorar. Diante disso, foram realizadas reuniões entre o setor de Cultura e Turismo e empresas regionais que realizam esse tipo de trabalho. Em conversa com a empresa Ativa Aventuras foram definidos pontos e metas a serem trabalhados para que a rota ganhe uma boa expansão de profissionalismo. A empresa atua na área há anos e, inclusive, já realizou rotas para o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI.

Entre todos os tópicos definidos para melhorias, principalmente será trabalhado no mapeamento digital desse circuito, ou seja, os interessados poderão baixar o mapa do circuito em respectivos aplicativos e ter acesso aos caminhos sem necessitar de internet no local e etc. Esse ponto visa facilitar a locomoção dos praticantes. Nisso também serão adicionadas as altimetrias e distâncias.

Novas sinalizações serão instaladas, estudos serão realizados para definir rotas mais concretas. Serão trabalhados diversos pontos para fortificar e integrar ainda mais o percurso interno do município. A previsão para término dessas melhorias é para 2022, para ser lançado em março durante os festejos de aniversário do município. Isso, claro, se o momento permitir.